ESTUDO DE TIPOLOGIA HABITACIONAL
A fim de começar o estudo de aperfeiçoamento da tipologia dos blocos de habitação, optou-se por aumentar a escala, para que se pudessem definir, junto à distribuição espacial dos módulos e dos blocos de habitação - pensando seus fluxos e interrelações urbanas e paisagísticas - , também a disposição dos layouts internos das moradias.
Este estudo se iniciou por replicar a tipologia obtida para o pavimento térreo nos estudos da etapa 3 (Gramática da Forma), buscando aperfeiçoá-lo no sentido de tratar os conceitos tratados inicialmente (permeabilidade, identidade, convívio) com maior atenção.
Em um primeiro momento, deu-se atenção para a criação dos pátios internos, de maior e menor escala e as relações de fluxos por entre os blocos e suas relações com as entradas pelo entorno.
No entanto, notou-se que os blocos pareciam fechados entre si e um pouco monótonos, por isso decidiu-se aplicar alterações nas regras de composição e disposição dos módulos (habitações), a fim de gerar dinamicidade para a forma e possibilitar uma integração maior com o entorno e entre os blocos.
Na sequência, pretende-se incorporar o desenho urbano (do parque linear, praça, caminhos urbanos, vegetações, etc.) ao desenho resultante da nova disposição dos térreos das habitações, já tendo começado os estudos de aplicação dos blocos (considerando espaçamentos e etc.) e iniciar os estudos de verticalização (acréscimo dos pavimentos superiores).