Estratégia de implantação "4D"
1ª Etapa: Reativação do terminal e início da apropriação do espaço do aterro através da implantação da Zona 1.
Objetivo: Caracterizar uma nova identidade para a área do aterro, através do lazer e atividades voltadas à comunidade.
Estratégia: Implantação do centro de capacitação e do parque na zona 1;
Produto: Educação (em diferentes esferas), convívio entre diferentes perfis sociais locais, lazer.
2ª Etapa: Enraizamento, Crescimento, Integração - implantação da Zona 2.
Objetivo: Iniciar a integração da dinâmica urbana entre o espaço do projeto e o bairro consolidado.
Estratégia: Implantação de equipamentos de serviços, das cooperativas (aplicação do conhecimento obtido no centro de capacitação) e dos primeiros blocos habitacionais. Construção da primeira passarela elevada, entre edifício de restaurante popular e centro de capacitação. Criação de vias de conexão entre a rua João Motta Espezim e a Av. Pref. Waldemar Vieira.
Produto: Integração entre diferentes esferas de "habitar" o espaço urbano e o de moradia. Estabelecimento da nova população residente, atração da comunidade do bairro para os novos espaços públicos.
3ª Etapa: Consolidação - implantação da Zona 3.
Objetivo: Conclusão da estrutura geral de autossustentabilidade do programa e consolidação do espaço do projeto como continuidade do tecido urbano atual do bairro.
Estratégia: Implantação da totalidade de blocos de habitação, do mercado urbano (bloco de uso misto), espaços públicos de permanência e do centro cultural, através do qual se fará a ligação pela segunda passarela elevada, diretamente ao centro de capacitação, na Zona 1. Realocação do CSU para o terreno (hoje) vazio entre a rua João Motta Espezim e a Av. Pref. Waldemar Vieira.
Produto: Costura final entre as 3 zonas do projeto e integração da dinâmica urbana em nível local (isto é, com os bairros adjacentes).